Normas para Elaboração do Projeto de Graduação

Arquivos complementares

  1. anteprojeto_modelo.zip Modelo de Anteprojeto.
  2. Manual para a Elaboração Gráfica de Monografias de Projeto Final do Departamento de Engenharia de Sistemas e Computação.

Introdução

Estas normas definem as regras referentes ao desenvolvimento, elaboração, apresentação e avaliação de Projetos de Graduação no Departamento de Engenharia de Sistemas e Computação (DESC).

Para fins deste documento, Projeto de Graduação é qualquer trabalho individual, de elevado nível de conteúdo técnico, nos diversos setores da Engenharia de Sistemas e Computação, desenvolvido por aluno do DESC e elaborado de acordo com as normas aqui estabelecidas.

Organização da Disciplina

O Projeto de Graduação será desenvolvido como requisito para aprovação nas disciplinas FEN 638-7: Projeto de Graduação XI-A e FEN 639-6: Projeto de Graduação XI-B.

Estas disciplinas têm um Coordenador, que é um professor do DESC, apoiado por um Conselho de Projetos de Graduação. O Conselho de Projetos de Graduação é formado pelo Coordenador, pelo Chefe ou Subchefe do DESC e mais um professor do DESC.

Cada aluno elaborará o seu Projeto de Graduação, desenvolvendo um tema sob orientação, que deverá ser exercida preferencialmente por professores do DESC, sendo eventualmente admitidos professores de outros departamentos ou outros profissionais como co-orientadores ou consultores, a critério do Coordenador.

Atribuições

São atribuições do Coordenador:

  1. Divulgar as normas contidas neste documento aos alunos matriculados nas disciplinas Projeto de Graduação XI-A e Projeto de Graduação XI-B.
  2. Divulgar aos alunos as datas para entrega dos Anteprojetos, e os temas prioritários para desenvolvimento.
  3. Manter contato permanente com os Professores Orientadores, acompanhando o desenvolvimento das atividades e auxiliando na solução de eventuais problemas, bem como encaminhar ao Chefe do Departamento os assuntos que julgar conveniente.
  4. Definir as Bancas Examinadoras que irão atuar na Defesa dos Projetos de Graduação e as datas em que estas se realizarão.
  5. Convocar o Conselho de Projetos de Graduação.
  6. Aprovar os orientadores e substituí-los quando necessário.
  7. Divulgar aos alunos as eventuais alterações nestas normas.

São atribuições dos Professores Orientadores:

  1. Formalizar sua indicação como Professor Orientador, mediante o seu “de acordo” e assinatura no Anteprojeto.
  2. Autorizar formalmente a apresentação do projeto de graduação e conseqüente pretensão do aluno em defendê-lo perante a Banca Examinadora.
  3. Orientar e definir o escopo do projeto, de modo que ele venha representar acréscimo de conhecimento para o autor e possa ser concluído dentro do prazo especificado.
  4. Orientar o trabalho dos alunos, desde a etapa de encaminhamento do Anteprojeto até a sua conclusão, inclusive, auxiliando na elaboração de um cronograma de desenvolvimento.
  5. Recorrer ao Coordenador sempre que julgar necessário para o bom andamento dos trabalhos.
  6. Encaminhar ao Coordenador os graus relativos à avaliação do desempenho do aluno no período.

São atribuições exclusivas do Conselho de PG:

  1. Atender à convocação extraordinária do Coordenador
  2. Definir os temas de interesse do DESC.
  3. Introduzir alterações nesta norma quando julgar cabível.
  4. Resolver qualquer omissão desta norma.

Anteprojeto de Graduação

Uma vez definida a área em que se insere o trabalho, o aluno escolherá o professor. Orientador e definirá junto com ele o tema do projeto. A seguir, no prazo estabelecido pelo Coordenador, o aluno inscrito em Projeto de Graduação XI-A deverá encaminhar o Anteprojeto de Graduação ao Coordenador, contendo:Nomes aluno (com email e telefones) e do orientador; Assinatura do orientador; Introdução(opcional); Justificativas e Objetivos; Metodologia; Especificações Básicas (opcional); Etapas (opcional); Cronograma; e Bibliografia.

O Anteprojeto não possui padronização, mas recomenda-se usar como base o exemplo descrito em: modelo de anteprojeto.

O Coordenador disporá de cinco dias úteis para apreciação das propostas. O aluno que tiver a sua proposta considerada inadequada disporá de um prazo de cinco dias úteis, após a divulgação da resposta do Coordenador, para adequá-la e reapresentá-la.

Duração e Temas

A duração dos trabalhos será de 2 períodos: 1 período para Projeto de Graduação XI-A e 1 período para Projeto de Graduação XI-B. O Coordenador poderá, entretanto, autorizar em casos excepcionais, por solicitação do Professor Orientador, prazos mais dilatados para o Projeto de Graduação XI-B.

Para os alunos que se inscreveram na disciplina Projeto de Graduação XI-A a partir do segundo semestre de 2002, os temas de projeto terão validade de 1 ano e meio, após a entrega do Anteprojeto. Caso o projeto não tenha sido defendido dentro deste prazo, o Orientador fica desobrigado de suas atribuições perante o aluno. Este deve buscar novo tema, quando necessário, novo Orientador e apresentar novo Anteprojeto ao Coordenador.

Os temas dos projetos de graduação devem estar inseridos num dos seguintes contextos:

  1. Pesquisa científica;
  2. Pesquisa tecnológica:
  3. Desenvolvimento tecnológico dirigido.

Alunos por Projeto

O projeto de graduação deverá ser desenvolvido individualmente. Entretanto, por sugestão do orientador e a critério do Coordenador, serão tolerados no máximo dois alunos num único projeto, desde que o mesmo tenha porte para tal. Grupos maiores somente serão autorizados pelo Conselho de Projeto de Graduação, desde que encaminhados pelo Coordenador e mediante exposição de motivos do orientador.

Quando, excepcionalmente, for autorizada a participação de mais de um aluno, os nomes deverão ser definidos na apresentação do Anteprojeto e as tarefas de cada um deles deverão ser claramente explicitadas no cronograma: todos devem participar das tarefas, evitando-se sua divisão vertical.

Orientação e Desenvolvimento

O aluno deve discutir o andamento do projeto com o orientador com freqüência, no horário e local determinados junto ao orientador. O Coordenador manterá contato permanente com os orientadores, acompanhando as atividades e auxiliando na solução de eventuais problemas, devendo encaminhar ao Chefe do Departamento o que julgar necessário.

Apresentação e Defesa

As normas para apresentação do projeto estão descritas no Manual para a Elaboração Gráfica de Monografias de Projeto Final do Departamento de Engenharia de Sistemas e Computação.

Nos casos em que o projeto envolva programas de computador, estes devem ser fornecidos em meio magnético ou ótico, contendo o programa fonte e, quando for o caso, o seu executável.

O original do projeto de graduação e um dos conjuntos de meios serão entregues ao Coordenador. Adicionalmente, os alunos devem encaminhar à secretaria do DESC, dez dias úteis antes da data marcada para a defesa do projeto, dois exemplares do projeto e dois conjuntos de disquetes, que serão destinados à Banca Examinadora na Etapa de Pré-Qualificação.

Avaliação e Aprovação

A avaliação do projeto de graduação constará de duas etapas, a primeira relativa à disciplina Projeto de Graduação XI-A e a segunda relativa à disciplina Projeto de Graduação XI-B, nesta ordem.

Avaliação do Projeto de Graduação XI-A

A avaliação da disciplina do Projeto de Graduação XI-A será feita pelo Professor Orientador, tendo como base a realização das tarefas previstas no cronograma do Anteprojeto para aquele período.

Todos os alunos inscritos na disciplina Projeto de Graduação XI-A devem, ao final do período, fazer uma apresentação oral sobre o andamento de seu projeto. Essa apresentação deverá ser realizada em 10 minutos e terá presença obrigatória de todos os alunos matriculados na disciplina. A falta no dia de apresentação dos trabalhos deverá ser justificada formalmente junto ao Coordenador.

Ao aluno que não encaminhar o Anteprojeto no prazo estabelecido pelo Coordenador, ou não apresentar oralmente o andamento do seu trabalho perante o Coordenador e os outros alunos matriculados, será atribuído grau 0 (zero).

O grau do aluno deverá ser encaminhado pelo Professor Orientador ao Coordenador dentro do prazo previsto naquele período para a entrega das RFNs junto à secretaria do DESC.

Avaliação do Projeto de Graduação XI-B

Tendo concluído o Projeto, o aluno deverá obter junto ao Professor Orientador a autorização para defendê-lo perante a Banca Examinadora.

Em caso de projeto conduzido por mais de um aluno, a defesa e avaliação serão individuais, podendo cada membro do grupo receber graus diferentes.

A defesa será realizada, sempre que possível, nas dependências da UERJ, em sessão pública de 30 minutos, com prazo máximo de 50 minutos de duração. Quando o projeto tiver mais de um autor, a Banca poderá determinar aumento no seu tempo de duração e a partilha entre os autores. Os apartes e interferências, durante o processo de defesa, são exclusivos da Banca e o orientador, como presidente, poderá, a seu critério, limitar o número de assistentes.

A data de defesa e a definição preliminar da composição da banca serão definidas junto ao Coordenador e divulgadas pelo DESC com antecedência mínima de uma semana.

Após a defesa, cada examinador preencherá a planilha de avaliação, atribuindo grau a cada um dos quesitos definidos segundo o item 9.2.1: o presidente da banca computará o grau final conforme as instruções contidas no aludido item, considerando-se aprovado o aluno que obtiver média igual ou superior a cinco e reprovado aquele que obtiver média inferior a cinco.

Será facultado ao aluno eventualmente reprovado nova oportunidade de defesa, em data a ser definida pelo orientador, mas que não poderá ultrapassar quinze dias da data da primeira defesa. Esta oportunidade será única e o seu julgamento deverá obedecer aos mesmos critérios já estabelecidos.

No período seguinte, o aluno reprovado deverá, desenvolver novo projeto ou aprimorar aquele em curso, a critério do Coordenador. Forçosamente, ele terá que se matricular novamente na disciplina Projeto de Graduação XI-B.

No ato da defesa, o presidente deve elaborar uma ata, na qual constará o parecer de cada examinador: Essa ata deverá ser assinada pelos componentes da banca e pelo aluno, sendo encaminhada ao Coordenador pelo presidente, num prazo máximo de cinco dias após a defesa. O Coordenador providenciará o seu arquivamento e divulgará o resultado junto ao DESC.

Critérios de Avaliação

O Projeto de Graduação será avaliado segundo três partes principais, Texto, Implementação e Apresentação, compostas dos seguintes itens:

  1. Texto: abrangência, bibliografia adequada, correção do texto, clareza do texto, unicidade de estilo, originalidade (entendida como elaboração exclusiva dos autores), profundidade técnico-científica, e volume de trabalho.
  2. lmplementação: acabamento, adequação da implementação ao texto apresentado, compatibilidade com o usuário a que se destina, documentação adequada (inclusive de usuário), nível técnico-científico, originalidade (entendida como elaboração exclusiva dos autores), qualidade da interface usuário implementação e volume de trabalho.
  3. Apresentação: clareza da linguagem, correção da linguagem, encadeamento da apresentação, distribuição do assunto, domínio do tema, qualidade dos recursos da apresentação, domínio da apresentação da implementação, domínio dos recursos da apresentação, postura e qualidade dos recursos da apresentação.

Cada um dos integrantes da Banca atribuirá um grau inteiro, entre zero e dez, a cada um dos tens constituintes de Texto, Implementação e Apresentação. Obter-se-á o grau final em Projeto de Graduação dividindo-se por dez a soma dos graus obtidos em Texto (peso 4), Implementação (peso 3) e Apresentação (peso 3).

Alterações

Qualquer alteração desta norma deverá ser aprovada pelo Conselho de Projeto de Graduação, e divulgada pelo Coordenador aos alunos. Estas mudanças só retroagirão, quando não implicarem em prejuízo aos alunos já matriculados nas disciplinas Projeto de Graduação XI-A e Projeto de Graduação XI-B por ocasião da introdução da alteração.

Material de Apoio

Arquivo:apresent.ppt Recomendações sobre como fazer uma apresentação oral de 10 minutos (Fonte: UFRGS)

Dicas para uma boa Apresentação Oral(Prof. Marco Aurélio)

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